Pluxee promove ação contra o desperdício de alimentos no foodservice

Pluxee promove ação contra o desperdício de alimentos no foodservice

Pluxee promove ação contra o desperdício de alimentos no foodservice

Programa implementado em parceria com startups mapeia mais de 30 mil produtos e transforma alimentos excedentes em 481 refeições doadas a ONGs

São Paulo, março de 2024. Com o objetivo de ajudar seus estabelecimentos parceiros a reduzir o desperdício de alimentos, a Pluxee – parceira líder mundial em benefícios e engajamento para colaboradores e que carrega o legado da Sodexo Benefícios e Incentivos – desenvolveu, juntamente da Yunus Negócios Sociais, o Desafio de Inovação Aberta em Redução do Desperdício de Alimentos. No programa, três soluções diferentes desenvolvidas por startups foram implementadas em restaurantes e varejistas no período de 12 semanas. O resultado foi a doação de 481 refeições para ONGs; promoções para cerca de 30 mil produtos próximos do vencimento, buscando evitar o seu descarte; e consequente aumento em faturamento dos estabelecimentos.

De acordo com o Índice de Desperdício de Alimentos de 2021, 931 milhões de toneladas de comida foram desperdiçadas no mundo em 2019. Considerando esse número, um dos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas é, até 2030, reduzir pela metade a perda de alimentos per capita mundial nos níveis de varejo e do consumidor, que correspondem a 40% do desperdício.

“Os números são alarmantes e, a partir disso, decidimos utilizar nosso poder de capacitar e conectar toda nossa rede credenciada para a importância do tema. O programa buscou identificar soluções de impacto socioambiental que pudessem compor o portfólio de vantagens para nossos parceiros ou que se configurassem como um potencial investimento para a empresa. Dessa forma, pudemos contribuir efetivamente com a redução da perda de alimentos, geração de oportunidades de negócios para os estabelecimentos e promoção de hábitos sustentáveis envolvendo clientes e usuários dos nossos benefícios”, conta Antônio Alberto Aguiar (Tombé), diretor de estabelecimentos da Pluxee.

Cada uma das soluções teve uma proposta diferente e foi implementada em estabelecimentos com características distintas , bem como seus respectivos resultados:

Comida invisível

Uma startup social certificada pela FAO (Food and Agriculture Organization)/ONU com o selo Save Food, é um hub de soluções especialistas em redução do desperdício de alimentos. Oferece uma plataforma com métricas e indicadores para empresas gerirem melhor suas perdas e desperdícios e dar o destino correto aos alimentos que perderam o valor comercial.

A solução foi implementada no restaurante Kilão, restaurante tradicional da Zona Leste de São Paulo. Trouxe a sistematização dos processos, revisão do cardápio e engajamento da equipe. Entre outubro e dezembro de 2023, 97 Kg de comida, que antes seriam lixo orgânico, se transformaram em 481 refeições e 283,7 Kg de CO2 foram recuperados.

Food finder

Empresa com o objetivo de otimizar as compras e aumentar a lucratividade dos restaurantes promovendo economia circular. As consultorias foram prestadas para o restaurante e pizzaria Quintal Urbano, Pico do Pastel e Joca’s Burguer, todos em São Paulo.

Ao final, foram identificados desperdícios diários equivalentes a mais de R 1.500,00, na compra de ingredientes excedentes e organização da cozinha e buffet. Todos os pontos foram ajustados para economia de gastos e até aumento do faturamento.

“Às vezes, o desperdício não é percebido, mas, com essa assessoria, percebemos nos mínimos detalhes o quão importante é, até para economizar”, coloca João Pedro Caetano, sócio do Joca’s Burguer. “Esse projeto da Pluxee demonstra o quão parceira a empresa é com seus estabelecimentos credenciados, pois foi uma das primeiras empresas a nos oferecer um serviço de acompanhamento”, afirma Weverton Hugo Dionísio, sócio do Pico do Pastel.

Why Waste

Aqui, a solução implementada foi uma ferramenta de controle de validade e de vencimento de produtos, ajudando as empresas de alimentos a reduzirem as suas perdas. Sempre que um produto cadastrado e monitorado pelo estabelecimento se encontra a 7 dias da data de vencimento, o sistema dispara uma “Solicitação de Rebaixa”. Com esse informe, de que há produto em risco de perda de validade, o estabelecimento pode fazer uma ação promocional para desova do estoque.

A solução foi implementada em sete unidades do Fênix Supermercados, localizadas na região litorânea da mata sul de Pernambuco. No total, entre novembro de 2023 e janeiro de 2024, foram realizadas promoções para 28.776 unidades produtos em todas as lojas, em especial laticínios.

 

 

 

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